terça-feira, 23 de dezembro de 2008


Água- de-coco

A água-de-coco é rica em sais minerais. Na composição entram potássio, sódio, fósforo e cloro. Um coco médio guarda 300ml de água, o equivalente a 54 calorias, 12g de carboidratos, 0,4 de proteínas e 0,4g de gordura. A água de coco é um isotônico natural e é ideal para repor os líquidos e sais minerais perdidos durante a prática de exercícios físicos.
Restrição ao consumo de água-de-coco só existem em dois casos. Pessoas que sofrem com pressão alta devem maneirar o consumo porque a bebida é rica em potássio. Mesma recomendação às grávidas com tendência a hipertensão; Os diabéticos devem tomar apenas um copo por dia, acompanhado das refeições, devido as presença de açúcares.
Polpa
Ao contrário da água, que tem poucas calorias. A polpa tem alto valor calórico. Um pedaço de 100g equivale a 378 calorias. A polpa tem amplo uso na culinária brasileira. É ingrediente de bolos, biscoitos e doces.
Casca
No DF são consumidas cerca de 2 milhões de cocos por mês, o que gera aproximadamente 3 mil toneladas de cascas. Atualmente, elas são transportadas para o Lixão da estrutural. A idéia é que a cooperativa encarregue-se do aproveitamento desse material. Se a reutilização não é feita, as cascas demoram 10 anos para serem reincorporados pela natureza.
Procedência
Apesar de estarem incluídas na maioria dos cartões postais das praias brasileiras, as palmeiras que produzem cocos não são nativas da vegetação brasileira. A espécie, originária da Índia, foi trazida ao Brasil pelos portugueses, à época do Descobrimento. A Paraíba é o estado que mais exporta cocos para a capital do país.
Reutilização
A casca do coco pode ser aproveitada na fabricação de pelo menos 40 produtos diferentes. Duas matérias primas podem ser retiradas da casca o pó, que serve para a agricultura e a fabricação de cimento. E a fibra que pode ser usada para a confecção de mantas, vazos, capachos, tapetes e placas acústicas e térmicas.
Outros usos
Nos países asiáticos é comum usar a polpa do coco para tratar queimaduras solares. Em tratamentos de beleza, recomenda-se borrifar água-de-coco no rosto para promover a hidratação da pele. E também fazer uma mistura entre a água e a polpa para ser usada no corpo e nos cabelos.
Fonte: Jornal Correio Braziliense. pr mdayres

Nenhum comentário: