quarta-feira, 17 de dezembro de 2008



SAUDE
Unhas

Você frequenta a manicure toda semana para manter as unhas sempre reluzentes e conservadas? Não importa o tom do esmalte, claro ou escuro, o que vale é estar com as mãos sempre limpas e bonitas. Mas será que fazer a unha basta para mantê-las livres de micoses e bactérias?
Debaixo das unhas de uma pessoa podem ser encontradas células mortas, poeiras, ácaros, bactérias e fungos. Isso sem contar resíduos diversos que dependem da atividade profissional de cada pessoa.
As unhas podem ainda denunciar eventuais problemas de saúde. Algumas alterações na aparência podem ser o reflexo de doenças sistêmicas, como a anemia, doenças cardíacas e diabetes.
A podóloga Tatiany Kermessi lembra que apenas fazer as unhas com certa frequência não é o suficiente para mantê-las limpas. "O ato de fazer as unhas deve ser realizado a cada 20 dias, pois a retirada da cutícula facilita a penetração de fungos e bactérias", comenta.
Se você costuma devorar as unhas da mão, fique sabendo que além de interferir na sensibilidade tátil, o ato de roer aumenta o risco de inflamações e infecções.
Dicas para manter as unhas sempre limpas
- Uma boa dica é lavar as unhas com uma escovinha de cerdas macias. Manter as mãos e unhas limpas, através da lavagem frequente e antes e após o uso do banheiro é muito importante.
- É fundamental que as unhas estejam sempre cortadas, para que haja uma redução na quantidade de resíduos acumulados. Usar hidratantes nas unhas e cutículas ajuda a protegê-las.
Para quem quer se manter longe dos fungos e bactérias o melhor é:
- Mantenha as unhas sempre limpas, curtas e, de preferência, com formato quadrado para evitar o encravamento; - Evite retirar a cutícula e o uso de objetos pontiagudos na manicure; - Prefira removedores oleosos para retirar esmaltes; - Use creme hidratante nas mãos, unhas e cutículas diariamente; - Mantenha pés e mãos sempre secos.
Fonte: http://www.terra.com.br/ PR MDAYRES

Nenhum comentário: